terça-feira, 13 de abril de 2010


Barueri é um município brasileiro do estado de São Paulo, situado na Região Metropolitana de São Paulo. Sua população estimada para 1 de julho de 2009 era de 270.173 habitantes.[2] Sua área territorial é de 64,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 4.271,0 hab/km².
Segundo os historiadores a origem do nome do município foi decorrente do aldeamento indigena Barueri, fundado em
11 de novembro de 1560 pelo padre José de Anchieta, que ergueu na margem direita do rio Tietê, pouco acima da confluência com o rio Barueri Mirim, a Capela de Nossa Senhora da Escada, hoje padroeira do município.
O nome Barueri deriva da mistura da palavra
francesa barriére (barreira, queda, obstáculo) com o vocábulo indígena tupi guarani baruery (rio encachoeirado), significando, portanto, barreira que encachoeira o rio, visto que a área ficava na bifurcação do Anhembi, como era chamado o rio Tietê.
O vocábulo Barueri em tupi guarani não quer dizer flor vermelha que encanta, como muitos acreditam em ser. Talvez pelo fato de, às margens do rio Barueri Mirim existirem, muitos anos atrás, flores vermelhas (hibisco) deu-se esta associação. Flor vermelha que encanta, sendo adotado esse slogan, associado ao nome da cidade. A aldeia indígena Barueri cresceu rapidamente, tornando-se um dos mais importantes aldeamentos de índios do
Brasil colônia. Resistindo bravamente, com a ajuda dos padres jesuítas, aos freqüentes ataques de bandeirantes que desciam o rio Tietê em direção ao interior, aprisionando índios para mão-de-obra escrava. Com o decorrer dos anos e o notório crescimento, a Aldeia chegou a povoado e, posteriormente, já em 1809, à categoria de freguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário