terça-feira, 13 de abril de 2010

Em 1870 iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana, e em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, rota obrigatória na ligação da Cidade de São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Anteriormente pertencente ao Município e Comarca de Santana de Parnaíba.
O espírito autonomista não tardou a surgir entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou vulto, culminando com a criação do Município de Barueri pela lei número 233, de
24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então Governador do Estado Adhemar de Barros.
Em
26 de março de 1949 instala-se o Governo Municipal e a primeira Câmara de Vereadores. Em 8 de dezembro de 1964 é promulgada a lei que instalou a Comarca de Barueri. O desenvolvimento econômico de Barueri ganhou força a partir de 1973, quando a Câmara Municipal aprovou a Lei de Zoneamento Industrial que permitiu o surgimento de pólos empresariais como o Tamboré, Alphaville, Jubran Votupóca e Jardim California.
Localizada na zona oeste da
região metropolitana de São Paulo, distante 26,5 quilômetros do marco zero de São Paulo, na Praça da Sé. Barueri tem uma área de 64 quilômetros quadrados e uma população fixa de aproximadamente 264 mil habitantes.
O município de Barueri é nacionalmente conhecido por abrigar parte do bairro de
Alphaville que se divide entre Barueri e Santana de Parnaíba, onde há um conjunto de condomínios de luxo e prédios comerciais que formam praticamente uma outra cidade tem uma população fixa estimada em 50 mil habitantes, sendo que no município de Barueri são 265 mil e uma flutuante de 150 mil pessoas por dia.

Como em quase toda a região metropolitana de São Paulo, o clima é subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 18Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 14°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.
O atual prefeito da cidade é
Rubens Furlan (PMDB), formado em direito pela Faculdade de Direito de Osasco UNIFIEO. Foi reeleito recentemente para um quarto mandato. O prefeito envolveu-se em uma polêmica com o integrante Danilo Gentili, do programa CQC, da Rede bandeirantes de Televisão. No dia 22 de março de 2010, o prorama exibiu uma reportagem na qual uma televisão equipada com um equipamento rastreador (GPS) foi doada para a Secretaria de Educação da cidade. O aparelho, que deveria ter sido encaminhado para uma escola municiapal, foi desviado para a casa de um funcionário da prefeitura, até onde foi rastreado. Os integrantes do programa procuraram a administração municipal que apresentou informações e atitudes contraditórias em relação ao episódio.Barueri é um dos principais centros financeiros do estado de São Paulo, e um dos pólos empresariais mais famosos do Brasil.
Sua
economia baseia-se em sua arrecadação de impostos, em especial o ISS, proveniente da prestação de serviços. A cidade abriga o bairro de Alphaville, um dos centros empresariais mais renomados do país, contando com sedes e filiais de grandes empresas. Possui a alíquota de ISS mais baixa da Região Metropolitana de São Paulo, que varia entre 2% e 3%, conforme dados da prefeitura de Barueri.[6]
A cidade é a 9ª mais rica do Brasil, com um produto interno bruto (PIB) de R$ 25.483.663, superior à 20 capitais estaduais e grandes cidades do interior do país, sendo o terceiro maior do estado de São Paulo, atrás apenas das cidades de São Paulo e Guarulhos (Região Metropolitana de São Paulo).
Barueri possui um
Parque industrial bem desenvolvido. A tendência é o crescimento neste segmento em razão dos seguintes fatores:
• Proximidade da
capital paulista e rota para o Mercosul
• Política de baixa tributação garantida por Lei
• Disponibilidade de mão-de-obra qualificada
Infra estrutura completa para a instalação da nova empresa: sistema viário, asfalto, iluminação, ligação de água, entre outros
• Disponibilidade de áreas do Distrito Industrial do Votupoca (1.500.000 m²) e no Novo Centro Comercial (255.513 m²).São quatro os parques empresariais em Barueri: AlphavilleAlphaville/Tamboré, Jardim Califórnia, Jardim Belval e Votupoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário